terça-feira, 30 de março de 2010

Metodologia

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EaD - Educação a Distância
Ao estruturar nosso Seminário optamos pela EaD (Educação a Distância) pois permite que, a baixo custo, uma seleta equipe de professores, mesmo de outros países, seja acessível para uma quantidade de alunos que, de outra maneira, exigira uma estrutura gigantesca. Ademais, a distribuição geográfica dos nossos potenciais alunos em nosso colossal país (e em toda esfera mundial lusófona) também requer um método capaz de atendê-los sem, no entanto, necessitar da dispendiosa estrutura de múltiplos centros de estudo em cada região. É interessante notar que as mais antigas experiências de Educação a Distância, foram elaboradas exatamente por instituições Universitárias Cristãs para formação de ministros melhor capacitados, especialmente para ministrarem cursos de Escola Dominical, nas congregações distantes dos centros urbanos. A Universidade de Chicago, por exemplo, já em 1888 ministrava este tipo de curso.

Hoje, por ultrapassamos a terceira geração da EaD, temos disponíveis para uso, segundo a Graça de nosso Senhor que providencialmente conduz todas as coisas para o bem daqueles que Ele ama, um rico sistema assíncrono onde as informações são disponibilizadas e acessadas em tempo distinto ou não, sem entretanto perda da riqueza da interação e comunicão humanas. Para tal os sistemas baseados na Internet são nosso principal recurso - através de um Ambiente Virtual própria da Academia, os alunos podem trocar vídeos e aúdios, participar dos fóruns, grupos e chats com nossos mentores, tutores e professores. Ainda, por e-mail pessoal, Skype e outros recursos semelhantes, o aluno é acompanhado, auxliado e avaliado tanto quanto ao seu crescimento em toda piedade, quanto em seu conhecimento acadêmico, porém vivo, a respeito do nosso Senhor e de Sua Palavra.
Assim, o programa do nosso curso torna-se totalmente flexível, cabendo ao aluno escolher os dias e horários de seu estudo, em conjunto com seus irmãos de localidades próximas, se existirem, e com seus mentores e tutores. A única exigência é que o programa inteiro do curso seja cumprido no tempo padrão para aquela formação ou, no máximo, no dobro do tempo previsto, prorrogável por trancamento de matrícula. Como constante em nosso site, aulas e eventos presenciais também fazem parte de nosso sistema, conquanto a base seja o EaD. Ao aluno que, sem aproveitamento dos créditos, aprouver continuar assistindo as aulas em vídeo e mesmo as aulas interativas, isto é permitido ilimitadamente, sem consideração pela regra do 'dobro do tempo previsto'.


Educação Cristã para Piedade

Como constantemente buscamos frisar, consideramos essencial que todo conhecimento adquirido em nossos cursos seja aplicado na vida de nossos alunos: a pregação, o evangelismo,
o ensino, o aconselhamento, a comunhão, as orações e a constante meditação na Palavra são parte dos requisitos para que consideremos o candidato ou aluno como alguém verdadeiramente vocacionado. Usaremos de vários meios, especialmente os digitais, como produção e stream de vídeo e/ou VOIP (Skype, Hangout, etc).
Também por isso, o padrão dos trabalhos exigidos dos alunos será a aplicabilidade. Os textos produzidos devem ser não só acadêmicos, mas também apologéticos e didáticos; o evangelismo e a pregação não serão somente uma experiência isolada, mas o cuidado pastoral com os convertidos será a conseqüência necessária do mesmo; e em todas as outras coisas nas quais se possa expressar o amor pelos necessitados e pelos perdidos, deverá o aluno do Malleus Dei esforçadamente se esmerar.

Aulas, Trabalhos e Avaliações

Não há tempo estipulado para que o aluno cumpra cada disciplina, desde que o tempo total do curso não expire. O mínimo que esperamos é a inscrição em uma disciplina por bimestre e o máximo que aconselhamos é 4 disciplinas por bimestre. Em média cada disciplina terá 35 horas/aula divididas entre: vídeos, áudios, textos para ler e conversa com os mentores e tutores. Cada aluno terá um mentor particular, porém o contato com outros alunos, mentores e tutores poderá ser feito no Ambiente Virtual da Academia e por outros recursos comuns como Skype e E-mail. 
Haverá ainda: provas - no mínimo duas - que podem ser práticas ou teóricas; e um trabalho escrito cuja extensão é determinada na ementa (Syllabus) de cada discilina. Não será admitido plagiarismo, sendo um processo por tal prática suficiente para revogação do diploma emitido, a qualquer momento, ou para expulsão do quadro de alunos. Assim, nosso sistema é simples, a avaliação é continuada, e o ensino pessoal para que tudo transcorra do modo mais comunal possível, em um ambiente de verdadeira fraternidade e mútua edificação, sem, entretanto, perdermos oa qualidade acadêmica e teológica.

Classificação e Seleção para Pós-Graduação
A procura pelos Cursos de Pós-Graduação ultrapassa nossa capacidade de admissão de novos alunos. Por isso, foi estabelecido um Critério para Classificação para as vagas de Pós-Graduação, e para formação de uma fila de espera, conforme (((EC+H)x2)xIG)+(EPx(ESP+CP)x0,85))xAV

1 - Entrevistas e Contato (EC)
2 - Histórico, Indicações (H)
3 - Índice de Graduação = (CRAx0,5)xIC onde CRA é Coeficiente de Rendimento e IC Índice do Curso.
4 - Especializações
5 - Experiência Pastoral, Teológica e Confessionalidade 
6 - Complementação - Proficiência e estudos em Idiomas Estrangeiros e Bíblicos
7 - Avaliação a ser realizada em nosso Ambiente Virtual


Os alunos interessados pela Pós-Graduação, podem, entretanto, pelo acúmulo de créditos em Disciplinas normalmente próprias somente aos cursos de Graduação, ingressar dentre as vagas e junto aos estudantes destes, e alcançar uma diplomação complementar específica.

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